O Catolicismo Popular E A Igreja: Conflitos E Interações História Unisinos

· 5 min read
O Catolicismo Popular E A Igreja: Conflitos E Interações História Unisinos

Desta forma, os relatórios enviados pela Nunciatura a Roma, só reforçaram a certeza da Santa Sé de que o liberalismo trouxe o progresso material e junto com ele, o “comunismo ateu” e o laicismo, avançando em espaços antes ocupados pela religião católica. E desta forma, há a percepção da Igreja como instrumento do Estado, resultante da atuação da política interna no Estado Brasileiro. Ademais, atitudes isoladas de membros, como o envolvimento de bispos em movimentos, e outras ações políticas de natureza pontual ou conjuntural, são tomadas de partido com a atuação do representante geral da Igreja. A Comissão tinha como função o acompanhamento dos] passos protestantes, espiritistas, etc. Dito isto, constata-se, é preciso posicionar as ocorrências como parte de um conjunto de ações e da mobilização de recursos integrados para o fortalecimento da identidade nacional em associação ao catolicismo. Porquanto, enquanto essas transformações se processavam no campo das ideias da época em ritmo acelerado à romanização das Igrejas Católicas europeias, se implantou uma intensa centralização administrativa, restabelecendo a hierarquia, reorganizando a Igreja Católica30.

  • O cardeal Giovanni Maria Mastai-Ferretti foi papa entre 16 de junho de 1846 e 7 de fevereiro de 1878, tendo assim o segundo pontificado mais longo da história depois de São Pedro.
  • A divisão entre religião popular e cristianismo oficial perduraria até os albores do século XVI, não obstante a criação dos tribunais da Inquisição para a manutenção da ortodoxia da fé.
  • Porém, para surpresa de todos, Santa Bárbara não renegou sua fé, mesmo diante dos mais atrozes sofrimentos.
  • A instalação dessa modalidade brasileira pode ser explicada pelas particularidades internas da Igreja no Brasil e pela percepção que a Santa Sé tinha sobre as condições do operariado no país.
  • Ao enfrentar a questão do “mito da laicidade” na história da Argentina, Fortunato Mallimaci tem isso claro.


Ou seja, indícios da percepção de que o governo tinha como missão a via eclesiástica no Brasil, participando da “obra magna da restauração do império moral no mundo inteiro”, levada internacionalmente pela Igreja aos países cristãos69. Merecendo destaque o considerado pela historiografia como o início de uma colaboração mútua, as diretrizes políticas entre a hierarquia eclesiástica, considerando que a liderança da Igreja Católica no Brasil e o Estado tinham sido definidos no contexto dos primeiros anos da República. Daí o reconhecimento do governo pela Santa Sé como uma garantia de liberdade de atuação da Igreja em prol de suas propriedades, de liberdade e da existência jurídica do agente social, capaz de exercer pressão política em prol dos seus interesses. Nesse sentido, a hierarquia eclesiástica precisava se organizar e traçar novas formas de conduta diante do novo cenário político, pois, com a Proclamação da República as regras do jogo mudaram. Era necessário elaborar estratégias de atuação dentro do Estado Republicano, abrigando em seu corpo tendências liberais  e positivistas fazendo frente à política econômica do país. Daí o grupo que chegou ao poder direcionava o Brasil ao comando do liberalismo tomado pela política nacional e preocupando a Igreja Católica, que se considerava como a única “força ideológica” capaz de fazer frente às essas mudanças36.

O Pêndulo Da História: Tempo E Eternidade No Pensamento Católico (1800-


Não obstante, a hierarquia católica procurou manter valores próprios da civilização romana. Dessa maneira, a língua oficial da igreja continuou sendo o latim, pois os chamados povos bárbaros não tinham ainda expressão literária estruturada.  saiba mais  a antiga túnica romana, chamada agora hábito talar dos eclesiásticos. A doutrina religiosa também continuou a ser expressa por categorias filosóficas gregas e a organização eclesiástica se manteve dentro dos padrões jurídicos romanos.  https://meulink.has.coffee/2p8puae9  da descoberta da América até a terceira década do século XIX, propor uma História do Cristianismo na Hispano-américa significava fazer referimento quase que exclusivamente à História da Igreja Católica no Novo Mundo. Somente no final do século XX começaram a aparecer os primeiros trabalhos históricos sistemáticos sobre o Cristianismo na América Latina.


  • Ou seja, atendendo os interesses dos liberais e positivistas, explicitando que as relações do Estado com a Santa Sé eram estritamente diplomáticas e não religiosas.
  • Em outros termos, a história da igreja ressocializa o século XX, concentrando interesses, mudando o curso de uma história essencialmente conduzida por movimentos, cuja amplidão transcende escolhas renegadas á generalizações e sínteses de caráter científico para historiadores e precursores de seu movimento, ao longo dos tempos.
  • Eram homens e mulheres com idades variando de 61 a 19 anos, vindos das cidades de Secureni e Ataki, localizadas a nordeste da Bessarábia e distantes apenas 28 quilômetros uma da outra.


Mas precisava que essa hierarquia fosse unânime em sua fidelidade ao Estado. Assim, embora pagão,presidiu concílios da Igreja e obrigou-a a unificar-se. Indignado, e aliando-se aos cristãos errados, baniu e perseguiu os fiéis que não concordaram com sua unificação das igrejas. Começaram as terríveis perseguições das seitas cristãs oficiais – protegidas pelo imperador – contra as não oficiais, os anabatistas, que se mantiveram independentes do governo. Pela primeira vez na história, a partir do ano 313, encontramos a página mais triste da história das igrejas.


Um Pouco Da História E Do Simbolismo Da Festa De Natal


Isso é especialmente válido se o foco estiver em uma instituição internacional, como é o caso da Igreja Católica Romana. Vê-se assim que o Estado Pontifício resulta das doações de cristãos fervorosos feitas ao Papa, assim como de uma situação política que deva naturalmente ao Papa o  governo de numerosas populações abandonadas. Eram inevitáveis, pois os cristãos professavam um só Deus dentro de um mundo em que todas as instituições (até mesmo as do lar e da família) eram marcadas pelo paganismo.

  • Consoante estas ponderações, a miséria do operariado estabeleceu teses coesas em relação à situação social, deixando evidente as contraposições com o liberalismo e o socialismo100.
  • Entre outras coisas, foram proibidos os casamentos mistos entre judeus e cristãos e até mesmo instituída uma conversão forçada ao cristianismo (a qual não parece ter surtido grande efeito, visto que outras conversões em massa foram realizadas ao longo da História).
  • Houve perseguições sob Décio, Valeriano e Diocleciano, mas a situação começou a modificar-se com a vitória de Constantino sobre Maxêncio.
  • Uma atitude formada através de um movimento social de natureza reivindicatória e política, agregando leis e forças eclesiásticas católicas.
  • A consecução do acordo com o Brasil representou o sucesso de um projeto que envolveu mais de um século de negociações estratégicas entre vários governos republicanos brasileiros e a Santa Sé, que manteve quase o mesmo conteúdo desejado para um tratado bilateral, desde o início do século XX.